Stress

“STRESS” José Lopes – CRP 05/2345)

 

O estresse é o modo como nosso corpo reage a qualquer mudança na rotina, no nosso momento de vida (boa, ruim, real ou até imaginária). Geralmente aparece quando a pessoa tem que reagir imediatamente a uma situação nova ou a uma situação de tensão. Ele é desencadeado por qualquer evento que assuste, gere medo ou mesmo alegria. Por exemplo, o medo de ter que enfrentar uma cirurgia ou a alegria de ter recebido uma promoção. As duas situações podem causar um grande stress. São situações novas, e naquele momento a pessoa não sabe como enfrentá-la ou o que irá enfrentar.

Alguns dos sintomas físicos criados pelo estresse incluem: aumento da freqüência cardíaca, respiração rápida, tensão muscular, aumento da pressão arterial .

As reações emocionais incluem: irritabilidade, raiva, perder a paciência, gritar, perder a concentração, ficar nervoso.

O stress quando não resolvido pode levar a vários problemas de saúde, entre eles os mais comuns são:  Insônia, dor lombar, pressão alta (hipertensão), doenças cardíacas e diminuição da imunidade do corpo.

O estresse sempre existiu com o homem. Nossos ancestrais pré-históricos apresentavam respostas de estresse diante de qualquer situação ameaçadora, como por exemplo, diante de tempestades e de animais ferozes. Nas lutas e nas caçadas... No entanto, esses homens não se estressavam, pois davam respostas naturais, lutando ou fugindo, transformando o problema.

 

Mas hoje em dia, as reações de luta e fuga passam a ser inadequadas e somos forçados a desenvolver nossa capacidade de adaptação de forma incongruente a que fomos biologicamente preparados.

Existem algumas fontes comuns do stress: meio ambiente ( barulhos,trabalho, exigências, transito, prazos, etc.), corpo ( acidentes, doenças,crescimento, envelhecimento, falta de exercício,distúrbios do sono, etc.), pensamentos e emoções (medos, idéias, sofrimento,impressões, sensações, etc.).

O stress quando se torna crônico faz com que uma pessoa acabe exigindo demais de um determinado órgão. As vítimas mais comuns são os sistemas esquelético-muscular, cardiovascular e gastro-intestinal. A carga extra sobre esses sistemas pode levar a doenças e sintomas em várias partes do organismo.

A parte difícil do stress é reconhecê-lo; agir em relação a ele é relativamente fácil. Uma vez que você tenha reconhecido que está sofrendo respostas a um stress, você tem que ser capaz de identificar e lidar com qualquer outra causa por trás dele, não apenas os sintomas. Você também pode pedir a ajuda de um psicoterapeuta, para que este possa ajudá-lo a mudar a forma como você lida com estes problemas.

Para viver uma vida saudável, feliz e produtiva, é importante saber lidar com o stress. Existem algumas estratégias que poderão ajudá-lo nesse sentido:

·         Mantenha bons hábitos de vida, sono adequado e alimentação saudável.

·         Equilibre trabalho e lazer. Apenas trabalho e nenhum lazer pode fazê-lo sentir-se estressado.

  • Encontre maneiras de aprender a aceitar. Algumas vezes um problema difícil está fora de controle. Quando isto ocorre, aceite o fato enquanto mudanças não puderem ser feitas. Isto é melhor do que se preocupar e não chegar a lugar algum.

·         Fale dos problemas, pois uma pessoa pode ajudá-lo a ver o problema de um outro ângulo.

  • Faça exercícios de relaxamento diáriamente. Bons exercícios incluem visualização (imaginar uma cena suave, repousante), relaxamento muscular profundo (tencionando e relaxando as fibras musculares), meditação e respiração profunda.
  • Administre seu tempo.Faça uma lista de "coisas a fazer". Priorize as atividades a serem feitas no dia. Evite se comprometer em fazer coisas demais.
  • Encare as mudanças como desafios positivos, oportunidades ou benefícios.
  • Respeite seus limites, não tente fazer além do que você consegue. Não tenha medo de dizer "não posso" ou "não sei".
  • Exercício Físico é muito importante para aliviar o estresse.
  • Procure ajuda adequada: o psicólogo pode lhe ajudar a identificar e trabalhar melhor com seu stress.

 ******