Cura Mente-Corpo e Hipnose

TRANSDUÇÃO DE INFORMAÇÃO
CURA MENTE-CORPO E A HIPNOSE ERICKSONIANA

 

Teresa Abreu (CRP 05/19595)
Psicóloga e Hipnoterapeuta

 

Transdução seria uma forma de transformação de energia, matéria ou informação.  Para Ernst Rossi (1997), o indivíduo é composto por sistemas e sua consciência um processo de transdução de informações através deles.

Com a capacidade de codificação e transmissão da mente, o indivíduo mantém uma inter-relação com o sistema nervoso somático, ou seja, codificando o conflito a nível semântico, essa informação está preparada para ser recebida à nível somático. Segundo Ernst Rossi, esse processo se dá através do sistema límbico-hipotalâmico. Os sintomas físicos do conflito aparecem, a ameaça que produzem , retorna , via hipotálamo (responsável pela homeostase do organismo), aos centros límbicos e , destes, aos núcleos pré-frontais, aumentando, por um mecanismo de feedback negativo, o sintoma.

Pesquisas psicobiológicas em memória e aprendizagem vêm confirmar a importância da transdução de informação mente-corpo no entendimento de como sensação e percepção são integradas com o pensamento e comportamento.  A estimulação sensorial ativa a liberação de hormônios como epinefrina, vasopressina, endorfina, etc. e algumas pesquisas sugerem que esses hormônios agem como fixadores de memória.

A pesquisa realizada por Larry Cahill e James McGaugh (1998), onde se buscou investigar o papel da amígdala no armazenamento de conteúdos emocionais na Memória de Longo Prazo nos dá o que poderia ser a base de muitos processos terapêuticos úteis que venham a facilitar a comunicação e cura mente-corpo.

As pesquisas do Dr. Mortimer Mishkin (1985) mostra-nos a possível rota pela qual a informação sensória na área visual do córtex é transmitida ao sistema límbico, área onde a informação recebida de diversos sistemas sensórios é armazenada, podendo ser combinada e integrada.  Segundo Mishkin (1985) esse tipo de associação “modal-cruzada” disponibiliza ao hipotálamo a informação sensório-perceptual através de padrões flexíveis de transdução de informação nas respostas psicofisiológicas do corpo.

As influências sugestivas e as experiências de transe são consideradas os fatores centrais para a ativação das respostas de auto-cura do organismo, não só comportamentais, mas também, neuroquímicas tendo em vista que o sistema límbico hipotalâmico do cérebro é o principal conector e modulador da atividade biológica dos sistemas autônomos, endócrino e imunológico em resposta à sugestão mental e às crenças e pensamentos (Rossi, 2005).

Através da hipnose recursos inconscientes são acessados por meio de uma experiência de transe hipnótico facilitando os processos de transdução da informação entre a cognição e os sistemas orgânicos, mobilizando o organismo para a cura por uma via psicológica-vivencial.

Considerado pai da Hipnose Ericksoniana, Dr. Milton Erickson, em sua pratica clinica percebeu e reconheceu a conexão entre cérebro, mente e corpo no processo de recuperação psíquica de seus pacientes.

Dr. Erickson foi responsável pela introdução de uma abordagem naturalista (a natureza do problema),contando estórias, aplicando técnicas de hipnose e levando o paciente a se libertar dos conflitos emocionais. Ele utilizava a hipnose habilmente, de forma tal, que seus pacientes, muitas vezes, nem percebiam que estavam sendo hipnotizados. Suas técnicas hipnóticas eram feitas naturalmente através de trocadilhos, metáforas e estórias montadas sob medida (acessando o hemisfério cerebral direito de seus pacientes e atingindo as emoções sem que estes percebessem).  Através da hipnose, passava naturalmente da mente mais racional e bloqueada pelos conflitos internos, para a mente mais profunda que guarda a causa dos sintomas.

 

Na hipnose Ericksoniana busca-se entender o que o sintoma quer dizer e que naturalmente está buscando alívio de conflitos subjacentes a situações paradoxais da mente, ou seja, tentando obedecer a ordens contraditórias simultaneamente.

 

Contam que uma vez, Erickson andava com alguns amigos próximo à fazenda onde morava quando perceberam um cavalo perdido, ao subir no cavalo, disse que o levaria para casa.  Seus amigos ficaram surpresos e duvidaram. Ele respondeu que bastaria mantê-lo na estrada, sem deixá-lo pastar  e assim ele voltaria naturalmente. Foi exatamente o que o cavalo fez. Erickson manteve-o sem pastar e no curso, assim o próprio cavalo retornou ao seu verdadeiro destino.  A psicoterapia focada na solução do problema tem este mesmo princípio: todo conflito (problema) é uma tentativa natural da busca de cura. A mente vai buscar naturalmente o meio mais fácil para a resolução do problema, caso seja oferecido um caminho natural e melhor.

 

 

 

Bibliografia:

·         Rossi, Ernest Laurence. A Psicobiologia de Cura Mente-Corpo: novos conceitos em hipnose terapêutica. Tradução de Ana Rita de Moraes, Psy II, Campinas 1997

·         LeDoux, J.;  O cérebro emocional;  Objetiva(1998).

·         Izquierdo, Ivan A Arte de Esquecer (2004).

·         Bernie S. Siegel; Paz, Amor e Cura; Summus (1996);